Serra da EstrelaTrinta e sete alunos de duas turmas de cursos profissionais da ESOB, pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, partiram no último sábado, dia dezasseis, à descoberta, para a grande maioria dos alunos, da Serra da Estrela.

A visita realizada no âmbito do Português e da Cidadania e Desenvolvimento, pretendia promover valores como a inclusão, a cidadania, o relacionamento interpessoal e garantir que os alunos obtivessem os conhecimentos, capacidades, valores e atitudes que lhes possibilitem ser agentes de mudança na construção de um mundo sustentável, inclusivo, pacífico e justo. Pretendia, também, a descoberta de paisagens magníficas - a Torre, o Covão da Ametade, o vale glaciar do rio Zêzere – e o convívio entre alunos de diferentes cursos.

Se, antes da partida, foram dados alguns conselhos “Obrigatórios”, a verdade é que o comportamento de todos foi exemplar e se a ideia principal deste projeto era unir esta comunidade escolar em torno dos valores da solidariedade e do ensino interdisciplinar, o objetivo foi plenamente cumprido com todos a demonstrarem boa disposição e grande satisfação ao longo da viagem.

Alternadamente surpresos, até admirados e impressionados, os alunos terão aprendido muito durante este passeio, o que nos conforta na nossa opinião de professores de que as visitas de estudo promovem a descompartimentalização do ensino, não só pela criação de uma unidade temática, mas também pela mobilização de conhecimentos e saberes de diferentes disciplinas para compreender uma situação complexa ou, como foi o caso, agir adequadamente num contexto desconhecido.

Que venha a próxima!

As docentes organizadoras,