No decorrer do ano letivo 22|23, toda a comunidade escolar do AEOB foi convidada a aderir à campanha de recolha de rolhas de cortiça promovida pela Green Cork, Quercus, Missão Continente e Corticeira Amorim. Trata-se de um desafio que visa, por um lado, promover a reciclagem de um produto natural de grande valor e, por outro, contribuir para a preservação florestal e uma maior sustentabilidade ao nível da produção de cortiça. Ao reciclar rolhas de cortiça promove-se a economia circular, sendo que as rolhas são transformadas em novos produtos (materiais de construção, peças de vestuário, acessórios e até materiais que equipam veículos espaciais). Com o valor das rolhas entregues a Quercus também financia o projeto “Floresta Comum”, através do qual são plantadas árvores autóctones no território nacional (1443000 até ao momento).

No ano letivo passado, 144 escolas de todo o país recolheram 11688 kg de rolhas.

Assim, a equipa do desenvolvimento sustentável informa que o 3.º lugar do concurso foi conseguido pelos alunos de Oliveira do Bairro, com uma recolha total de 300 kg. A entrega do prémio decorreu no dia 20 de outubro, no complexo de educação ambiental da Quinta da Gruta – Maia.

A equipa congratula-se por esta conquista e reforça junto de todos a importância ambiental e económica deste tipo de iniciativa, bem como da valiosa projeção do nome das escolas envolvidas. Assim, renova-se o apelo para uma nova participação na campanha do ano escolar que agora se inicia.

A equipa do projeto de Desenvolvimento Sustentável.