Mais de 800 alunos do 1.º ciclo do concelho de Oliveira do Bairro, durante o ano letivo de 2022/2023, frequentaram as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), um projeto desenhado numa parceria entre a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro (CMOB), o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro e a Escola de Artes da Bairrada (EAB). No âmbito deste projeto, foram desenvolvidas competências nos domínios: lúdico-expressivo (música, teatro e dança), atividade física e desportiva e xadrez.  

 

Para além da atividade semanal regular, nos vários centros escolares do concelho, os alunos tiveram, ainda, diversas apresentações e participações em diferentes eventos “fora de portas”. No dia 28 de abril, 128 alunos de 3º/4º anos participaram no Torneio Municipal de Gira Vólei, no Estádio Municipal. Desse torneio, foram apuradas 8 duplas para a fase regional (2 conquistaram o título de campeãs regionais), das quais, 4 foram ao nacional, tendo uma delas subido ao pódio. Entre os dias 8 e 11 de maio, subiram ao palco do Quartel das Artes Dr. Alípio Sol todos os alunos do concelho para quatro “Concertos de Primavera”, com cerca de 200 alunos em palco, em cada dia. No dia 10 de junho, realizou-se o IV Torneio de Xadrez de Oliveira do Bairro, no Centro Escolar do Troviscal, onde participaram cerca de 90 alunos de 3.º e 4º ano. Por fim, e já quase a terminar o ano letivo, realizaram-se nos dias 20 e 21 de Junho, os espetáculos “4.º ano em Festa”, com a estreia do musical “Festa de Finalistas”, novamente no Quartel das Artes, uma celebração onde participaram os alunos que este ano letivo frequentaram o 4º ano do ensino básico, com cerca de 100 alunos em palco em cada dia.  

 

De acordo com os responsáveis pela organização de todo o projeto, o balanço de mais um ano letivo, pleno de atividade, não podia ser mais positivo. Com todos os desafios de organização e gestão que um plano desta envergadura implica, o projeto AEC 2022/2023 permitiu aos alunos do concelho de Oliveira do Bairro trabalharem e desenvolverem competências em áreas complementares às curriculares, mas fundamentais no seu processo de crescimento e desenvolvimento. Nestes três anos da parceria entre a CMOB, o AEOB e a EAB, o número de alunos crescente inscrito nas AEC, confirma, indubitavelmente, a aceitação e sucesso deste projeto, junto de toda a comunidade escolar.  

 


 

Contactos

      Rua  Dr. Acácio de Azevedo, nº 28

  Tel: 234 747 747

 E-mail: secretaria@aeob.edu.pt