Começa hoje, dia 3 de maio, a Operação 7 dias com os Media 2023, assinalando o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.  É uma operação nacional anual que pretende sensibilizar para o papel e lugar que os media ocupam no quotidiano dos indivíduos e das sociedades. Nesta 11ª edição, a temática é “Admirável Mundo Novo da IA? O que nos dizem os algoritmos?”.

Procurando estimular o debate e o pensamento crítico em torno da temática, a Biblioteca Escolar promove sessões com os alunos das turmas do 2.º ciclo, propondo algumas questões para reflexão:

• O que são algoritmos e como afetam a nossa vida diária online e offline?
  • De que forma influenciam as pesquisas online, o funcionamento das redes sociais e outras tecnologias?
  • Que impacto têm na nossa privacidade e segurança online?
  • Como podemos evitar que os algoritmos condicionem a nossa visão do mundo, tornando-a pouco diversa e, em casos mais extremos, capaz de nos transformar em pessoas tendenciosas ou discriminatórias em relação a ideias, pessoas ou grupos?

Juntemo-nos aos 7 dias que já não vivem sem os media!