Os alunos Gabriel Pires, Maria Brandão e Matilde Silva, do 12.º D, turma de Línguas e Humanidades, concluíram com êxito,  dois trabalhos que que foram submetidos ao Concurso de História Militar e Juventude (3.º edição), subordinado ao tema “A guerra colonial na minha terra”, promovido pela Associação de Professores de História (APH) e pela Comissão Portuguesa de História Militar (CPHM).

Foram orientados pela professora de História A, Conceição Janeiro,  com a colaboração da professora de Português.

O trabalho da Maria e da Matilde, intitulado “O Ultramar pelos olhos dos nossos avôs”,  consistiu em duas entrevistas em vídeo a dois avôs,  Álvaro Campos dos Santos  (avô da Maria e Elísio Maia da Silva (avô da Matilde), que partilharam a sua vivência, respetivamente, na Guiné e em Moçambique durante a guerra colonial.

O trabalho do Gabriel, intitulado “A guerra colonial vivida pelo soldado Jaime Pires”, consistiu numa entrevista escrita ao seu avô, que foi mobilizado para o Ultramar português - Moçambique, que convidamos a ler atentamente.

Para a elaboração do trabalho, os alunos desenvolveram  um trabalho de projeto com diferentes etapas:  pesquisa de informação sobre a guerra colonial em livros, revistas e sites da Internet; elaboração de inquéritos para a realização das entrevistas aos três familiares (avôs), recolha de documentos e materiais alusivos à sua permanência na guerra (fotos, caderneta militar, aerogramas, cartas, vestuário); gravação em vídeo das entrevistas aos dois avôs; edição e montagem do vídeo; seleção; e edição dos testemunhos obtidos nas entrevistas, assim como das fotos apresentadas em anexo ao trabalho; formatação dos produtos finais.

Como Estabelecimento escolar inscrito no Concurso,  a CPHM e a APH convidaram a presença dos nossos estudantes e respetiva tutora, assim como os parceiros colaboradores, para assistir à cerimónia de divulgação dos vencedores e da entrega de Prémios, que decorreu online, no dia 7 de junho de 2023.