No átrio de entrada da ESOB encontra-se patente uma exposição intitulada Revisitar, Repintar Van Gogh, a qual reúne um conjunto de trabalhos elaborados pelos alunos das turmas D e F do 11º ano, do Curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades.

Esta exposição integra-se nas iniciativas previstas no Plano Anual de Atividades do Departamento de Ciências Sociais e Humanas e, particularmente, nos Projetos com Arte, que têm sido promovidos pelos docentes da disciplina de História A.
Os trabalhos, estudar em diversos meios, conjugam a vertente da pesquisa histórica, centrada na vida e na obra de Van Gogh, com a vertente criativa dos alunos, os quais reproduziram ou deram novas roupagens a alguns dos quadros mais conhecidos do artista.
Marcada pela originalidade e pelo impacto visual, a exposição, sobretudo, a forma como os alunos captaram os temas de inspiração, as cores, o traço e a personalidade daquele pintor impressionista.

António Travassos