Numa pesquisa rápida no google, a Infopédia, apresenta vários significados para “Tolerância”: 1. ato ou efeito de tolerar; 2.ato de admitir sem reação agressiva ou defensiva 3.atitude que consiste em deixar aos outros a liberdade de exprimirem opiniões divergentes e de atuarem em conformidade com tais opiniões; aceitação; 4. disposição ou tendência para perdoar erros ou falhas; condescendência, indulgência.

A tolerância deveria ser o ponto de partida para toda e qualquer tipo de relação. A tolerância que deveria ser sinónimo de respeito e diversidade, está em vias de extinção. É exatamente o seu oposto, a intolerância e a intransigência, que determina e destrói sonhos e vidas.

O Dia Internacional para a Tolerância celebra-se anualmente a 16 de novembro, para lembrar a importância do respeito pelo outro e pela diferença. É uma iniciativa da UNESCO adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 12 de dezembro de 1996.

No sentido de levar os nossos alunos a refletirem sobre a temática e perceberem se eles próprios são ou não tolerantes, foram convidados a expressarem os seus sentimentos e pensamentos num mural que foi construído nas bibliotecas do agrupamento.

 

A Coordenadora de Educação para a Cidadania

A Professora Bibliotecária


 

Contactos

      Rua  Dr. Acácio de Azevedo, nº 28

  Tel: 234 747 747

 E-mail: secretaria@aeob.edu.pt